segunda-feira, 25 de junho de 2012

Eu sou o mensageiro (The Messenger) - Markus Zusak

Postado por Hellen às 18:28
"Tu é um homem morto," ouço aquela voz de novo, e vejo as palavras na minha cara quando entro no táxi e olho no espelho retrovisor.
 Isso me faz pensar sobre minha vida, minhas realizações inexistentes e minhas habilidades gerais de incompetência.
Quando estou tirando o carro do estacionamento, penso: Um homem morto. Ele tem razão.
Quando li "Eu sou o mensageiro" pela primeira vez 4 anos atrás o coloquei no meu Top 5 de livros favoritos. Outros livros chegaram junto e até o fizeram cair algumas posições, mas não chegaram ainda a retirá-lo desse grupo seleto (ui). O motivo de eu gostar tanto dele é o mesmo pelo qual eu gosto tanto de "O apanhador no campo de centeio", identificação junto a um bom protagonista com ótimo desenrolar de fatos típicos. Muito "tapa na cara" também (quando parece que o autor te conhece e está jogando tudo na tua cara).
Em "Eu sou o mensageiro" Markus Zusak traz a vida Ed Kennedy, taxista, 19 anos. Ed tinha sua vidinha mais ou menos e pretendia continuar assim mesmo. Até o dia em que ele e seus três melhores amigos (Marv, Audrey e Ritchie) acabam parando como reféns no assalto de um banco. Só que ele nem consegue levar o ladrão a sério, a primeira frase do livro é "O assaltante é um mané." Então em um ataque de loucura/impulsividade de Ed junto a "manezice" do ladrão, Ed acaba conseguindo encurralá-lo para que a polícia o prenda. Depois disso a vida de Ed muda de uma forma que ele não imaginava. Ele começa a receber Ases de baralho no seu correio cada um deles com três missões que Ed terá que realizar na vida de completos estranhos. Quem envia a carta e o por quê disso tudo é um mistério, mas não é o que te prende no livro. No fundo saber o autor das cartas é o de menos.
Ed resolve dar uma olhada nas casas que o primeiro Ás lhe designou e descobre uma senhora solitária, uma menina insegura e uma mulher que é violentada diariamente pelo marido. Ele nem sabe o que deveria fazer nestes lugares, mas resolve verificar cada um. E é os observando que Ed começa a entender um pouco de suas vidas, identifica as fragilidades e por vezes reconhece a si mesmo em alguns casos. O curioso é que embora Ed não consiga ajeitar a própria vida ele sempre vê um jeito simples e eficiente de ajudar aqueles que lhe são designados. Por vezes tendo que cometer quase crimes, outras entregando presentes meramente simbólicos como uma caixa de sapatos vazia ou uma casquinha de sorvete.
Cada pessoa que ele encontra é um novo desafio e  sem perceber ele também evolui com cada caso. O Ed do início do livro era um homem morto sem saber disso, como muitos de nós que caímos no conformismo e seguimos assim o quanto puder =/. O que Markus Zusak faz  com as cartas é torná-las um lembrete de como Ed não é somente aquele quase nada que ele resolveu ser. Zusak só chega a pecar no final do livro ao não conseguir dar uma boa resolução a origem das cartas. Este é o único motivo de eu não dar uma nota máxima ao livro. Mas por favor não o descarte por causa disso (e nem por eu estar fazendo parecer um livro de auto ajuda, por razões "cósmicas" não estou conseguindo me expressar devidamente no post).
O que trás a surpresa do livro é cada mensagem inesperada que é recebida e as pessoas que tem que ser ajudadas. Às vezes até a forma de se desvendar a mensagem é um grande trabalho. E o melhor é que o autor consegue passar por tudo de uma forma leve e muito bem humorada, o livro arranca boas risadas de um humor não apelativo e muito bem colocado. Como o livro é na primeira pessoa conta muito o Ed ser um cara legal e que rir da própria desgraça no fim das contas, porque livro na primeira pessoa com protagonista "mimimi" é de cortar os pulsos.
Eu não sei se consegui transmitir o que eu realmente queria, se possível enchia isto aqui de vários bons quotes que ele tem, mas resumindo: eu gosto muito desse livro e só acho que todo mundo deveria ler ;).

Nota:    

0 comentários:

 

Better than candies Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez