domingo, 24 de julho de 2011

A Solidão dos números primos - La solitudine dei numeri primi (2008)

Postado por Hellen às 16:12 1 comentários
Mattia tinha estudado que entre os números primos existem alguns ainda mais especiais. Os matemáticos os chamam de primos gêmeos: são casais de números primos que estão lado a lado, ou melhor, quase vizinhos, porque entre eles sempre há um número par, que os impede de tocar-se verdadeiramente.
Mattia achava que ele e Alice eram assim, dois primos gêmeos sós e perdidos, próximos, mas não o bastante para se tocar de
verdade.







Dois infelizes acontecimentos na infância de Alice e Mattia acabaram definindo todo o resto de suas vidas. É incrível como qualquer coisa mais marcante que aconteça nessa fase da vida acaba nos definindo mais do que caso a mesma coisa aconteça em um momento em que estivermos um pouco mais velhos.
Alice odiava esquiar mas seu pai a obrigava, queria que ela fosse uma grande campeã. A única coisa que Alice ganhou foi uma deficiência em uma das pernas que a acompanhou pelo resto da vida. Mattia tem uma irmã gêmea, Michela. Mattia é um gênio, Michela está muito longe de qualquer genialidade.Ela tem uma deficiência e passa a maior parte do tempo "viajando" ou tendo "ataques" e por isso as outras crianças não gostam dela e a querem ver de longe, o que faz de Mattia seu protetor durante todo o tempo. Mas no dia em que Mattia resolve pensar mais em si mesmo, acaba ocorrendo o sumiço de Michela.
Mattia nunca se perdoou e Alice nunca perdoou o pai. Ele começou a repelir o mundo, se isolando de tudo e tendo alguns ataques suicidas cortando a própria mão. Ela começou a tentar a ser aceita por um mundo que só a repelia. Depois da infância trágica eles se conhecem na adolescência é neste momento em que começa o enredo dos dois mesmo. De uma forma engraçada que ninguém sabia explicar eles se completavam perfeitamente, mas sempre tinha uma barreira invisível que os impedia de se unirem que nem eles mesmo sabiam explicar. Durante o livro acompanhamos Alice e Mattia, seu encontros e desencontros até a vida adulta.
Não é propriamente uma história romântica, na verdade tá bem longe disso. É mais uma história da vida como ela é mesmo. A leitura é super tranquila. E se não engano é o primeiro livro italiano que eu leio (acho super válido que as editoras também procurem trazer livros que não sejam sempre os de língua inglesa). E no desenrolar da história nós encontramos aqueles típicos personagens que a gente convive ou já conviveu na nossa própria vida. Até os números primos gêmeos como Mattia e Alice(na verdade teve uma época que por conflitos internos eu mesma me sentia um deles). Isolados e tão deslocados de todo mundo que os circunda. O livro não tem nenhuma super reviravolta, mas ainda assim não fica cansativo com a leitura.
Antes de fazer o post descobri que teve o filme italiano ano passado. Vou procurar para assistir futuramente. Deixo aqui o trailler a quem interessar, mas só achei com legenda no português de Portugal,ou então se joga no italiano quem pode =).

Nota:

sábado, 16 de julho de 2011

O fim de uma saga...

Postado por Hellen às 07:45 6 comentários
Meu galeão de ouro =D .

É incrível o fato dessa camisa ainda caber em mim, ao que parece eu não cresci muito fisicamente nos últimos 10 anos =P. Hoje é um post diferente não é sobre um livro ou um filme, mas sobre uma série inteira. E não é um comentário sobre como cada livro ou cada filme desenrolaram sua história e sim como tudo de uma certa forma marcou a minha vida. Tem gente que acha um exagero tudo, e a maioria das pessoas nem sequer compreende mas a série dos 7 livros de Harry Potter mudaram muita coisa em mim. Só para começar quando eu comecei a lê-los eu era uma criança que não gostava de ler, achava tudo um saco e só lia aqueles livros piegas que a escola adotava porque valiam nota. Nunca tinham me dado uma história que me desse o magnífico prazer da leitura que tanta gente falava. Então eu me mudei de cidade, sai da minha antiga roça fluminense e vim parar em Salvador. Nova escola, novos amigos e todos eles liam a bendita série e eu pensei "por que não?". Fui na biblioteca
e peguei o único disponível que era o SEGUNDO. Pois é peguei a história com o bonde andando e ainda consegui amar logo de cara. Depois fui pegando os demais já lançados emprestados e me apaixonava cada vez mais. Quando chegou o Natal eu já tinha a minha ideia de presente, todos os livros já lançados. Anunciaram o filme e aí pronto a excitação foi as alturas. A espera de anunciarem cada ator, a revolta com certas escolhas (que com o tempo conseguiram ser muito bem aceitas) e olhar cada ceninha, pirar com cada trailler e então ir ver o tão esperado filme. Paralelo a tudo isso ainda tinham os famosos fóruns, do que eu me lembre eu bem participava de uns 3 ao mesmo tempo, o mais famoso e o melhor de todos era o Potterish. Debatíamos loucamente sobre os possíveis futuros acontecimentos, e eu como não me aguentava esperar até o próximo livro começava a fazer as mais loucas pesquisas(lembro até hoje de uma vez em que eu e minhas anotações fomos no encalço da minha irmã mais velha até uma biblioteca na qual ela iria fazer um trabalho, e então pedi ao bibliotecário o dicionário de latim deles. Ele me olhou com a cara mais espantada do mundo perguntando onde eu estudava. Acho que até hoje ele pensa que os alunos do CMS são peritos em latim) .
Para mim tudo poderia ter um significado e influenciar na história futuramente, com o tempo já conhecia todos os corredores da escola, cada fantasma, cada elfo, cada detalhe de cada símbolo. De uma forma aquilo ali virou também uma parte de mim =). Meu quarto era composto por posteres e ainda hoje tenho minha "pasta HP" com todas as minha anotações, revistas, sacolas de compras personalizadas, recortes e álbuns (falando nisso fui ver que só não completei o primeiro álbum por falta da figurinha 54. Se alguém que lê isto aqui tiver favor entrar em contato XD). Com o tempo e os eventos eu conhecia mais gente não só por aqui através dos fóruns, mas também pessoalmente, algumas pessoas até hoje estão na minha vida. Eu sei que nenhuma outra série vai conseguir ter a mesma influência em mim, afinal foi essa que eu vi crescendo enquanto eu também crescia. Ela indiretamente me ensinou tanta coisa, sem nem mesmo precisar dizer diretamente (já reparam que é justamente aí onde nunca disseram "eu te amo" um ao outro é que você consegue até mesmo sentir o amor mútuo naquele trio? Vi isso no magnífico tumblr e achei a coisa mais linda*_*). Ter terminado tudo ontem é meio...estranho e triste. Depois de um pouco mais de 10 anos, é como se eles estivessem "ao meu lado" a mais tempo do que mais da metade das pessoas que eu conheço hoje. Mas tudo tem um fim, então eu procuro ficar feliz por ele ao menos ter existido e feito parte da minha vida =´).



Draco dormiens nunquam titillanduns


 

Better than candies Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez