sábado, 25 de junho de 2011

Em chamas - Catching Fire (2009)

Postado por Hellen às 16:40 1 comentários
ATENÇÃO: Se você não leu Jogos Vorazes e não quer spoilers do primeiro livro, nem leia.

O que eu posso começar dizendo de "Em Chamas" é leiam. Eu nunca fiz qualquer comentário sobre "Jogos Vorazes", que é o primeiro livro da série. Mas se vocês estiverem interessados em ver opiniões de leitores blogs é o que não falta. Eu indico a resenha da Kari, do Kariread , ela já diz muita coisa de "porque" você deveria começar a série.
Agora indo direto ao ponto de "Em Chamas", acho que um motivo para eu ter gostado mais ainda deste do que de Jogos vorazes é porque começa a envolver a parte política. Está mais explícita aquela parte manipuladora dos governos que vemos em livros futuristas como no "Admirável mundo novo", não exatamente da mesma forma, mas é sempre aquele futuro em que o governo te ludibria de viver em uma vida perfeita quando você faz parte daquela massa que detêm conhecimento, dinheiro e "poder". Enquanto os mais desfavorecidos que se lasquem para manter seu padrão de vida, mas você nem percebe porque é ignorante ou porque você não se importa mesmo. O que tem de novo na série (além dos jogos "carnificina das crianças") é que o lado desfavorecido é o da nossa protagonista Katinss. Ela vive a miséria em quase toda sua vida, então para ela entender esses luxos e desperdícios que nós (sim nós) estamos acostumados é uma coisa impossível. Mas esse não é o foco principal do livro. O que se passa a essa altura em Panem é que após a vitória inesperada de dois participantes na 74ª edição dos Jogos Vorazes, a Capital ficou virada na p**** e agora quer que Katinss dê um jeito na sujeirada que ela fez. Ao que tudo indica o ato de utilizar as amoras envenenadas como um truque de mestre no final dos últimos jogos vorazes foi um sinal de rebeldia, pois Katinss dizia a Capital "ou vocês tem dois vencedores ou não tem nenhum". E no fim ela ainda saiu vitoriosa, uma adolescente mal alimentada do distrito mais ferrado de todos desafia a Capital e ainda sai ilesa. Isso tudo leva os demais distritos a pensar em levantes contra a Capital mostrando que eles não são tão fortes quanto eles pensam. É nessa que o presidente Snow entra em cena e dá o aviso a Katinss de ou ela conserta essa bagunça toda convencendo ao mundo que o que ela fez foi o ato de uma adolescente cega de amor ou aqueles que ela ama vão pagar com suas vidas. A Capital não ia mesmo deixar isso passar assim fácil e muitas surpresas esperam por Katinss na 75ª edição dos Jogos Vorazes, dos quais ela devia ser mentora.Mas eu não vou falar muita coisa se não eu jogo spoiler e acabo com as surpresas do livro.
O que eu posso dizer é que para mim era tudo muito inesperado e bem projetado, até a arena desse ano faz a arena da 74ª edição ficar no chinelo. Eu tinha uma verdadeira montanha russa de emoções durante a leitura: uma hora eu ria que não me aguentava e na outra estava quase em lágrimas. Uma outra observação importante é que os livros são todos descritos na 1ª pessoa por uma adolescente, não é uma adolescente chata e mimada, mas não deixa de ser uma adolescente. Então muitas decisões e ações inesperadas da Katinss são tomados com ela pensando em si e em quem ela ama. Ela acaba sendo o símbolo de uma rebelião por algo que ela fez, mesmo que ela não estivesse pensando em uma rebelião quando causou este frisson todo, mas em dizer que ela não é uma peça de um jogo em que eles mudam as regras a seu favor quando decidem. Que ela é mais do que uma diversão à Capital e que pode virar o jogo a seu favor se ela quiser.


Nota:

P.s: se puderem leiam em inglês porque essa tradução ficou terrível. Tem horas que você tem que voltar dezenas de vezes para entender o que eles queriam dizer u.u.


 

Better than candies Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez