quinta-feira, 1 de abril de 2010

Top 5 - Haley Joel Osment

Postado por Hellen às 12:46
Gente so sorry pelas teias aqui. Mas é a faculdade que não me deixa fazer nada, e como nas últimas 5 semanas a única coisa que eu li foi bula de remédio resolvi criar uma nova Tag para o BTC, o Top 5 Better than candies. Sabe aquilo que é ainda melhor que ovo da páscoa vai ganhar um top aqui. Resolvi começar pelo Haley porque ela já foi meu ator favorito, até ele sumir no mapa e não termos mas um único filme nem pra sessão da tarde. Mas nos seus momentos de glória ele fez vários filmes brilhantes. Aqui vão meus 5 favoritos:


5° lugar - Lições para toda vida (Secondhand Lions)
(2003)

Lições para toda vida não é nem de longe o melhor filme e nem atuação de Haley, mas foi o último que ele fez e eu assisti. O filme se passa na década de 60, Walter (Haley Joel Osment) é um adolescente. Sua mãe resolve se jogar em Las Vegas e deixar Walter na fazendo dos tios. Tios esses que tem uma fama não lá muito boa, sobre um fortuna que guardam escondida no quintal e como tentam espantar os interesseiros com tiros e armadilhas. Walter de início tem muito receio e acaba se tornando mais afastado mas com o passar do tempo ele acaba quebrando esse gelo e descobrindo faces destes tios que o mundo desconhecia, como diversas aventuras de seu passado que conseguem ser emocionantes :).

4° lugar - A Corrente do Bem(Pay It Foward)
(2000)


Em A corrente do bem o professor de Estudos Sociais (Kevin Spacey) da turma da 7ª série pede que cada um deles pensem em uma idéia de como se poderia ajudar a mudar o mundo. A melhor idéia vem de Trevor (Haley Jol Osment). A idéia é ajudar três pessoas e cada uma dessas três pessoas teria que acabar ajudando mais três pessoas, e assim era feita a corrente do bem. Durante o filme nós vemos diversas histórias de pessoas que estavam no buraco e que a simples preocupação do outro pode lhe trazer de volta vida. Resumindo o espírito do filme é mostrar que um simples ato nosso em ajudar o próximo pode sim mudar o mundo.

3° lugar - A.I. - Inteligência Artificial (Artificial Intelligence: AI)
(2001)


A.I. se passa em um futuro muito distante, em que o nível dos mares já se elevou, com isso o estilo de vida também e ainda temos andróides no meio de humanos. Um cientista após perder seu único filho resolve então criar um novo andróide com todos as características de seu filho perdido, inclusive a capacidade de amar, pensar e sentir. Um outro casal, Mônica e Harry Swinton, que estava prestes a perder seu único filho resolve adotar o primeiro dessa linhagem de andróide com sentimentos, e este é David(Haley Joel Osment). A partir do momento que robô é ativado ele passa a reconhecer Mônica como sua mãe e a amá-la como tal. Mas nisso o filho do casal volta a vida e em um acidente com o garoto, David acaba levando a culpa (injustamente) e sendo considerado uma ameaça para a família. O que faz então que o menino seja abandonado no meio da floresta. Durante o filme David tem que lutar pela sua sobrevivência, fugindo de pessoas que querem a destruição das máquinas e ainda tentar realizar o seu sonho de virar um menino de verdade (Pinóquio feelings XD) porque assim ele acredita que sua mãe o amaria. Mas ele não vai sozinho em sua jornada, ele ainda conta com a companhia de Joe( Jude Law ♥_♥) um andróide que foi criado para se prostituir, e Ted um ursinho de pelúcia que também tem pensamentos autônomos. O filme é uma mistura de ficção científica, contos de fadas e um bom drama.

2° lugar - Os anjos da guerra
(Edges of the Lord)
(2001)


Os anjos da guerra se passa na Polônia em 1939, ou seja em plena segunda guerra mundial. Haley aqui é Romek um garoto judeu de 11 anos que acabou de ser separado da família antes de todos serem mandados para o campo de extermínio. Seu pai o ensinou a rezar e tudo mais para que pudesse passar despercebido morando junto a uma família católica em um vilarejo. Ele chega até lá escondido em um saco de batatas e é acolhido por todos menos pelo filho mais velho da família que tem grandes ciúmes dele. Romek começa a ser catequizado e cria alguns amigos com o passar do tempo, mesmo que alguns ainda não aceitem sua presença e queiram denunciá-lo aos guardas. Os anjos da guerra me cativou porque mostra a inocência das crianças principalmente do pequeno Tolo, o filho caçula da família, e como elas são completamente esquecidas e marginalizadas em uma guerra. O slogan do filme já diz tudo "Na guerra não existem crianças", é impossível não se emocionar.

1° lugar - O Sexto Sentido (The Sixth Sense)
(1999)


Mesmo que você nunca tenha assistido deve conhecer a tão famosa frase "I see dead people". O Sexto Sentido é um do meus filmes favoritos de todos os tempos, foi como eu conheci o Haley e como o mundo também o conheceu, se você reparar é o único poster em que o nome dele não aparece. Isso porque pagaram milhões para o Bruce Willis ser "O" protagonista mas ele acabou sendo ofuscado pelo garotinho que via gente morta. O Sexto sentido conta a história de Cole Sear(Haley Joel Osment) um garoto de 9 anos que vê mortos em tudo quanto é lugar, não tem um bom relacionamento na escola e apresenta marcas de machucados em todo corpo, que então vai ser tratado pelo psicólogo infantil Michael Crowe ( Bruce Willis). O que o psicólogo de início acreditava ser uma esquizofrenia acaba se mostrando no decorrer do filme algo muito mais real que um distúrbio neurológico, chegando a um final surpreendente. O que eu mais gosto em O Sexto Sentido é que eles utilizaram simples reações que nós temos diariamente como um simples arrepio no pescoço, ou quando se tem uns ventos frios do nada que nos fazem arrepiar por um segundo, para explicar o que o menino via mas nós não. O filme segue uma seqüencia lógica que faz com que ele não tenha nenhum furo em seu roteiro, você pode reassisti-lo mil vezes que você não encontra uma falha. É daqueles suspenses que você fica grudado na cadeira até o fim.


E vocês já assistiram algum desses? Tem algum outro favorito dele que não está aqui? Ou sugestões para outro top aqui? Sintam-se bem a vontade :).

3 comentários:

Liv on 2 de abril de 2010 às 08:32 disse...

Há muuuuito tempo eu comecei a ver A Corrente do Bem, e lembro que dormi na metade do filme. Depois nunca mais peguei de novo pra terminar.
Nenhum dos outros que você citou eu assisti. :)

Bjs.

d on 7 de abril de 2010 às 15:45 disse...

AH, Haley Joel é uma gracinha *-*

Dos filmes citados assiste A corrente do bem (ri muuito, depois de Titanic foi o filme que chorei mais na vida), A.I, amoooo esse filme!

Preciso ver os outros.

Ele tem que voltar a fazer filmes, ele é incrível!

Vinha on 12 de abril de 2010 às 10:25 disse...

A.I. *__*
Amoadoro! Vi umas mil vezes já. Toda vez que passa na Globo xP

Os outros eu não vi nenhum '-'

xoxo ;*
Vinha.

 

Better than candies Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez