sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Percy Jackson - O ladrão de raios (livro, filme)

Postado por Hellen às 08:09
Ontem eu assisti PJ no cinema e com certeza não é nem longe para um miopevesgo a mesma coisa que o livro, mas o que mais nós poderiamos esperar do nosso "amado" Chris Columbus não é mesmo minha gente? Mas o filme fica para depois vou começar resenhando do livro.



Eu sou uma pessoa apaixonada por mitologia grega desde que tinha 9 anos e fui no cinema assistir Hércules. Era so pirra mas aquilo tinha me encantado tanto que era uma das poucas coisas que eu gostava de estudar em história. Agora 12 anos depois eu sou apresentada a esse livro, juro que fiquei com um pé atrás no início mas depois que você começa você fica presa até final. O Ladrão de raios conta o início da saga de Percy Jackson, um menino de 12 anos com dislexia e déficit de atenção, que não consegue ficar em uma escola por mais de um ano sem ser expulso, que nunca conheceu o pai, e que mora em um apt em NY com a mãe e o padastro que fede pra burro e tem nível de educação zero. A vida de Percy é essa "maravilha" até coisas estranhas acontecerem como a professora virar um monstro e tentar atacá-lo ou ser perseguido por um minotauro que transforma sua mãe em pó. Agora o único lugar seguro para Percy é o acampamento meio sangue, porque parece que seu pai era um deus e agora todo o povo do mal tá atrás dele (e o do bem também). No acampamento os semideuses como Percy são separados de acordo com quem é seu pai/mãe deus, como ninguém ainda sabia quem era o pai de Percy ele fica na casa de Hermes que aceita geral, deus dos viajantes e coisa e tal. Nesse acampamento ele ganha novos amigos: a fofíssima Annabeth, filha de atena, e como todos os filhos de Atena ela tem os olhos cinzentos e o cabelo louro mel, e Luke filho de Hermes que é quem recebe ele na casa e ensina como lutar com uma espada, além do único amigo que ele já tinha Groover. Mas como nem tudo são flores também têm os filhos de Ares que não vão muito com a cara dele. O responsável pelo acampamento é Dionísio só que aqui como castigo nada de vinho, só coca cola diet. Dionísio acha um porre ser responsável por um monte de crianças e por isso ele é maior parte cômica do livro, sarcasmo é com ele mesmo. No acampamento Percy descobre que céus, terra(e abaixo da dela também) estão atrás dele porque acham que ele é o ladrão do raio mestre de Zeus. Por que? Bem leia livro que você vai saber. Então Percy é instruido e sai em missão atrás desse bendito raio, com Groover e Annabeth. Eles tem que praticamente atravessar o país mas nada de aviões pois Zeus tá bem fulo com ele e fazer ele virar churrasco seria fichinha, então eles tem que atravessar o país a pé, de ônibus, de trem e no meio disso topando com tudo quanto é criatura da mitologia grega. Rick Riordan conseguiu colocar tudo quanto é personagem junto de uma forma linda *_*. Fora que a parte como ele "humanizou" os deuses é ótema. Ares vira um motoqueiro e Poseidon é um cara de bermudão que fala "Paz irmão". O ladrão de raios é um daqueles livros inteligentes e detalhistas que te prendem até a última página e ainda com um humor ótimo, até risadas eu garanto. Só posso dizer: LEIAM.
Nota:


Agora o filme:
Percy Jackson e o Ladrão de Raios

CORRE QUE É UMA CILADA BINO. Brinks, o filme não é de todo ruim e não chega a ser uma cilada mas não parece quase nada coma história do livro. Se você foi ao cinema so para ver mais um filme, ele deve te agradar. Se você foi na esperança de ver retratado na telona a história do livro que você amou é decepção na certa. Chris Columbus dieretor e roteirista do filme foi abençoada com um dom: estragar a sua série de livros favorita. É isso Chris Columbus está de volta 9 anos depois daquela "maravilha" que ele tinha feito com Harry Potter.
Só que dessa vez ele mudou todo o rumo da história, características e até idade dos personagens. Fora ele ter engolido alguns, brotado outros e transformado outros. Por ex. cérbero o cão de três cabeças estranhamente são três cachorros no filme (não entendi o propósito, JURO que não entendi). Aqui Percy tem 16 anos, também vai parar no acampamento meio sangue e lá conhece Annabeth e Luke. A diferença é que Annabeth não é amiga dele desde o princípio, não temos Dionísio *cries* e eles partem em sua missão fugidos no meio da noite. Mas a missão aqui não é achar o raio que alguém roubou, o negócio vira um cace as pérolas para ir ao submundo e trazer sua mãe de volta (O.o), o raio é um simples detalhe. Mas esse não é o maior problema do filme, o maior é que eles transformaram o acampamento meio sangue em um local de jovenzinhos frustrados por seus pais deuses que nunca vão dar uma visitar e dizer um "oi", parece que o propósito de tudo é fazer com que eles se toquem e vão lá dizer o quanto amam seus filhos. Uma coisa um tanto sessão da tarde. Mas se ignorarmos isso e o livro a gente até consegue ter um filme divertido enquanto eles estão nessa caça as pérolas. Como eles agora tem 16 anos todos os sufocos e afins que eles passam no livro são adaptados para idade deles, se no livro eles ficam presos em uma casa de joguinhos inocentes aqui eles vão parar em um cassino e por aí vai. Chris Columbus é um especialista em sessão da tarde, vide o clássico "Esqueceram de mim". Em Percy Jackson acho até que ele conseguiu uma boa Tela quente.
Nota:

5 comentários:

Liv on 19 de fevereiro de 2010 às 11:08 disse...

Eu preciso ler o livro, espero que o correio entregue o meu hoje!
Nunca gosteeeei de mitologia grega, mas depois de ver O Ladrão de Raios fiquei bem mais interessada! Pelo menos pra mim o filme foi muito bom, mas eu não li o livro. Não conta. '-'

Beijos.

Sayonara on 19 de fevereiro de 2010 às 12:54 disse...

IT'S A TRAAAP!

O detalhe do Cerberus foi excelente, UHSAUHUHSAHAUSASUH. E as dorgas, mano? XD

d on 19 de fevereiro de 2010 às 18:33 disse...

Meu Zeus, meu Zeus, meu Zeus :P

Que resenha ótima! Antes da sua a resenha da Pam, era imbatível, mas posso dizer que se igualaram rs

Amei tudo, cara, vc transmitiu a energia do livro em poucas linhas. Amei!

Ah, quero ler logoo. (ainda bem que Vinha comprou o livro. Espero que chegue logo :P)

Juli. on 20 de fevereiro de 2010 às 11:06 disse...

Assino em baixo!
O filme seria ótimo, se eu nao tivesse lido o livro... Achei que algumas piadas ficaram demais, tipo a hora do Zé Ramalho. #elri
Apaixonei no livro, li os 5 em uma semana só. Mitologia grega será a nova era!

Pri Azevêdo on 23 de fevereiro de 2010 às 14:21 disse...

Bom, nem preciso mais deixar um comentário indignado não é mesmo??? Vc já viu lá no meu blog... Tô tão revoltada q já deixei 300 mil comentários detonando o filme em todos os lugares q pude...hehehe.

 

Better than candies Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez